5 passos para tirar aquele projeto de jornalismo do papel

projeto de jornalismo

Tomar a iniciativa costuma ser a parte mais difícil de muitos processos na vida, tanto no plano pessoal quanto profissional. Quando se trata de transformar ideias em um negócio real – como aquele projeto de jornalismo que você tem, o receio do primeiro passo parece ser ainda mais paralisante. Insegurança, despreparo, medo, preguiça – tudo vira motivo para não seguir adiante. Contra esses vilões, há um herói chamado effectuation.

Numa tradução livre, effectuation pode ser entendido como efetivação ou abordagem efetiva – ou seja, uma abordagem que conduz à realização. O conceito foi desenvolvido pela pesquisadora Saras Sarasvathy, professora da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, e notória por seus estudos em empreendedorismo.

Com o termo, Saras buscou descrever um modelo mental que representa a maneira como o empreendedor deve pensar. O pensamento da abordagem efetiva concentra-se apenas no ponto de partida e aceita que o futuro é imprevisível. Os planos e os caminhos a serem seguidos serão moldados à medida que os obstáculos no caminho forem surgindo.

Pela lógica do effectuation, é este desapego da necessidade de prever como as coisas serão que permite o avanço, o desenvolvimento de uma ideia em um negócio. O conceito é também uma oposição ao que Saras define como lógica causal, um modelo mental baseado em uma linha reta entre o ponto de partida e o ponto de chegada, que funciona como se houvesse um único caminho possível e pré-estabelecido.

Naturalmente, o fato de a lógica do effectuation ser mais aberta e menos comprometida com planos não significa que a transformação de uma ideia em negócio deve ser às cegas, ou um tiro no escuro. É neste momento que entram os cinco passos que compõem os princípios básicos do effectuation:

1. Comece o seu projeto de jornalismo com o que você tem

Liste as competências que você tem, seus recursos e experiências, bem como o que você sabe fazer. É com estes elementos que você começará a agir. A estratégia aqui é ignorar a falta (de dinheiro, de contatos, de coragem, de conhecimento) e tirar proveito do que você já tem em mãos para criar algo.

2. Defina as perdas aceitáveis

Estabeleça limites e defina o quê, o quanto e até quando você aceitaria abrir mão de algo para fazer o negócio dar certo. Pode ser tempo, dinheiro, conforto ou quaisquer outros recursos.

3. Explore as possibilidades

Tendo em vista o que você já tem (tópico 1), liste as possibilidades de transformar estes recursos em um negócio. A ideia é levantar múltiplos caminhos para criar alternativas.

4. Cresça com a ajuda de parcerias

Pense nas pessoas, empresas e instituições que poderiam te dar algum tipo de suporte para colocar em prática a ideia. Esta ajuda pode vir na forma de mentoria, financiamento, formação de equipes, etc.

5. Entenda que o futuro é imprevisível

Este é um elemento fundamental do conceito de effectuation, como dito acima. A ideia aqui é planejar e estabelecer metas de curto e médio prazo para construir o futuro pouco a pouco, respondendo às contingências do caminho, ao invés de mirar um ponto de chegada distante e estático.

Mais effectuation

Saras Sarasvahty detalha o conceito de effectuation neste artigo e nos vídeos abaixo. A pesquisadora trabalha a ideia a fundo no livro “Effectuation: Elements of Entrepreneurial Expertise”, mas a publicação tem edições esgotadas.

Conheça o serviço de mentoria para jornalistas baseado no effectuation