Empreender

Home / Empreender

Recursos para empreender no jornalismo

Abaixo você encontra recursos para criar empreendimentos jornalísticos a partir do estágio inicial do processo. Os materiais estão divididos em três categorias: Desenvolvimento de Negócios e Produtos; Gestão e Planejamento; e Marketing e Branding. Clique nos ícones para navegar pelas categorias. Os materiais incluem guias, cursos, templates, dentre outros formatos. Sempre que possível, foram selecionadas fontes em português e gratuitas.

Consulte também as páginas de recursos para engajar audiências e para gerar receita.

Se você tem alguma sugestão de material, entre em contato.

Seleção de materiais com conceitos básicos sobre jornalismo empreendedor, startups de jornalismo, produtos de notícias, modelagem de negócios, dentre outros.

  • Playbook de Startups da Google News Initiative (Goolge, Português). Acesse aqui.
  • Jornalismo empreendedor: Como monetizar e promover meios digitais sustentáveis (Knight Center, Português). Acesse aqui.
  • Estratégias de produto no jornalismo: Como alinhar conteúdo, audiências, negócios e tecnologia (Knight Center, Português). Acesse aqui.
  • Gestão de produtos jornalísticos: Como adotar o “product thinking” na sua redação (Knight Center, Português). Acesse aqui.
  • Gênesis de um projeto digital (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Catálogo de ferramentas digitais para jornalistas empreendedores (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Introdução à newsletter e sua monetização (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • A partir do zero: crie e monetize um podcast (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Propulsório – Guia de Desenvolvimento de Produtos Jornalísticos (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Aprender a empreender (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Empreendedorismo e características do comportamento empreendedor (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Fundamentos básicos para a criação de negócios (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Como validar seu modelo de negócio (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Como desenvolver produtos e modelos de negócios inovadores (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Ferramentas práticas de inovação (Endeavor, Português). Acesse aqui.
  • Roadmap de produto (Endeavor, Português). Acesse aqui.
  • Modelagem e validação da proposta de valor (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Como elaborar um plano de negócio (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Missão, visão e valores (Endeavor, Português). Acesse aqui.

Seleção de materiais sobre planejamento, gestão, finanças e estratégias para negócios.

  • Guia de ferramentas para ordenar as organizações jornalísticas (Velocidad, Português). Acesse aqui.
  • Como administrar um pequeno negócio (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Planejamento estratégico para empreendedores (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Planeje suas metas e resultados (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos? (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Como usar métricas para entender o sucesso do seu projeto (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Gestão financeira (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Fluxo de caixa (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Como gerenciar as finanças da sua empresa (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Como devo gerenciar o dinheiro de um negócio criativo? (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Perder o medo dos números: guia de finanças para veículos de comunicação (Velocidad, Espanhol). Acesse aqui.
  • O direito na vida do empreendedor (Endeavor, Português). Acesse aqui.

Seleção de materiais sobre marketing para negócios e suas diferentes vertentes, desenvolvimento e estratégia de marca.

  • Ganhe mercado com o plano de marketing (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Marketing digital para a sua empresa (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Inbound Marketing (Hubspot, Português). Acesse aqui.
  • Presença digital: como constuir a sua e qual a importância. Acesse aqui.
  • Branding: por que ele é importante para a sua empresa. Acesse aqui.
  • Brand Strategy: criação e gestão de marcas (Ebac, Português). Acesse aqui.