Fontes de receita direta para o jornalismo digital

Home / Fontes de receita direta para o jornalismo digital
Fontes de receita direta para o jornalismo digital

Esse é o tipo de receita que deriva diretamente da audiência atendida pelo empreendimento jornalístico. Podem ser doações espontâneas e/ou pagamentos recorrentes de valores variados, pré-determinados ou não. Do mesmo modo, os pagamentos e doações podem ser ou não uma pré-condição para acesso ao conteúdo. Algumas organizações jornalísticas foram capazes de assegurar uma base sólida de leitores pagantes mesmo com o conteúdo 100% gratuito.

Pequenas doações de leitores/Micro pagamentos

Os micro pagamentos podem ser encorajados com o simples uso de botões de doação, como do PayPal, até por meio de plataformas especializadas como a britânica Tibit e a recém-lançada no Brasil Libre. Ambas funcionam como uma intermediária entre veículos e sua audiência, permitindo que esta faça pequenas doações aos veículos cadastrados.

Adesão (membership)

Consiste na adesão a um plano de associado com pagamentos periódicos e renováveis que garante benefícios em troca do suporte financeiro. Quanto maior o valor pago, maiores os benefícios – a serem definidos pela própria empresa jornalística. Esta é a grande aposta do jornalismo digital nos Estados Unidos hoje, desde os sites hiperlocais até grandes veículos como a tradicionalíssima The Atlantic. O The Membership Puzzle Project, da New York University, investiga os caminhos a serem seguidos por organizações que apostam nesta fonte de receita.

Crowdfunding

O financiamento coletivo combina pequenas doações em valores variados dos leitores com recompensas proporcionais à quantia doada. É como um híbrido dos dois recursos anteriores, com a diferença de ser usado de forma mais pontual (para o levantamento de uma quantia X, por exemplo) e menos perene como os dois métodos previamente citados. O estudo “A vaquinha não foi pro brejo”, da pesquisadora Marcela Donini, detalha o uso de crowdfunding por sites de jornalismo brasileiros. Ao final, há recomendações sobre como criar uma campanha de crowdfunding bem-sucedida.

Close