Um chamado para o jornalismo empreendedor

Home / Um chamado para o jornalismo empreendedor

Negócio de Jornalista é produto do programa A Digital Path to Innovation and Entrepreneurship in Latin America, financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, dentro do Professional Fellows Program, e executado pelo International Center For Journalists.

O projeto Negócio de Jornalista organiza o que eu, Priscila Brito, aprendi durante o fellowship. Minha experiência se dividiu entre o trabalho junto à direção do site de notícias Voice of San Diego, um modelo de sustentabilidade para o jornalismo online, e a SembraMedia, organização de apoio a jornalistas empreendedores da América Latina e uma grande referência para este projeto. Também participei de workshops ministrados por profissionais do Washington Post, ProPublica, Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism e outros veículos e organizações que estão se dedicando a encontrar soluções viáveis para o jornalismo na era digital.

Ele carrega também muito da minha experiência profissional prévia que me levou até este fellowship. Depois de trabalhar em uma redação tradicional, nos jornais O Tempo e Pampulha, decidi criar junto com minha amiga e também jornalista o Festivalando, site especializado em festivais de música e viagens. Tem sido uma jornada difícil, mas ao mesmo tempo recompensadora por tudo o que tenho aprendido e conquistado pouco a pouco.

Um chamado para o jornalismo empreendedor

Este site compila recursos, ferramentas e insights sobre empreendedorismo em jornalismo digital para auxiliar profissionais que desejam conduzir seus próprios negócios online. Na seção Negócios estão reunidos cursos, materiais e outras fontes divididos em três processos necessários, porém não únicos nem lineares na construção de projetos online: Empreender, Engajar e Monetizar. O primeiro aponta para fontes sobre empreendedorismo, planejamento e finanças. O segundo traz materiais para construção e relacionamento com audiências. Por fim, o terceiro contém recursos sobre a geração de receita no jornalismo online. Há também uma biblioteca, com seleção de livros sobre as áreas listadas acima e um blog para reflexões, notícias estudos de caso sobre o tema.

É uma tentativa de organizar de uma maneira minimamente estruturada o que aprendi nas experiências mencionadas acima – muito daquilo que eu deveria saber desde o início, mas que por lacunas na formação, falta de preparo e de percepção, demorei muito tempo para aprender. Em última análise, é uma forma de chamar atenção para o fato de que empreender também é negócio de jornalista.

Sobre a autora

Close