Estudos sobre jornalismo empreendedor no Brasil

Home / Estudos sobre jornalismo empreendedor no Brasil

Biblioteca

A biblioteca do Negócio.Jor consiste em uma seleção de artigos acadêmicos e estudos sobre jornalismo empreendedor no Brasil e no mundo. Os estudos sobre jornalismo empreendedor no Brasil, reunidos nesta página, estão divididos em três categorias: empreendedorismo no jornalismo, modelos de negócios e estudos locais.

Todos os textos foram disponibilizados online pelos autores ou organizações responsáveis pela publicação.

Clique nas abas para navegar entre as categorias. Visite também a página com estudos sobre jornalismo empreendedor no mundo.

Se você tem alguma sugestão de material, entre em contato.

Seleção de estudos sobre empreendedorismo no jornalismo brasileiro.

  • O jornalista empreendedor e o imaginário da profissão. Vitória Batista Nunes de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba, 2022. Ler
  • O novo jornalismo independente e o espírito do empreendedorismo. Júlio Arantes Azevedo, Janderson de Oliveira Barbosa, Intercom, 2022. Ler
  • O conceito de jornalismo independente no contexto dos nativos digitais brasileiros. Raisa Moreira Gosch, Universidade Federal de Santa Catarina, 2021. Ler
  • Ponte Jornalismo: Como profissionalizar sua equipe de notícias. Velocidad, 2021. Ler
  • Empreendedorismo no Jornalismo – análise curricular da formação nas universidades públicas federais. Caroline Silva Falcão Guedes, Amanda Maurício P. Leite, Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, 2021. Ler
  • Jornalismo e empreendedorismo – Análise dos aspectos da formação nas universidades federais do Brasil. Caroline Silva Falcão Guedes, Universidade Federal do Tocantins, 2021. Ler
  • Jornalistas empreendedores: o segmento progressista brasileiro como nicho de mercado na web. Eleonora de Magalhães Carvalho, PUC-SP, 2018. Ler
  • Para além do Empreendedorismo e da Precarização: Apropriação das Tecnologias por Jornalistas para a Produção de um Jornalismo Emancipatório. Carlos Peres de Figueiredo Sobrinho, Casper Líbero, 2018. Ler
  • Startups de jornalismo: desafios e possibilidades de inovação. Daniela Bertocchi, Universidade Federal da Bahia, 2017. Ler
  • Empreendedor e independente: um novo jornalismo digital com narrativas de impacto. Carolina Rodrigues Oliveira, Marcelo Marques Araújo, Universidade Federal de Uberlândia, 2016. Ler
  • O jornalista empreendedor: uma reflexão inicial sobre jornalismo, flexibilização do trabalho e os sentidos do empreendedorismo no campo profissional. Michelle Roxo de Oliveira, Rafael Grohmann, Casper Líbero, 2015. Ler
  • Tino para os negócios e bom jornalismo? A figura do jornalista empreendedor nos debates sobre o futuro da profissão. Renaud Carbasse, Brazilian Journalismo Research, 2015. Ler
  • Os discursos sobre o jornalista-empreendedor em sites especializados na cobertura do campo profissional. Rafael Grohmann, Michelle Roxo, Universidade Federal da Bahia, 2015. Ler
  • Narrativas Transmídias como Alternativas para o Empreendedorismo no Jornalismo. Egle Müller Spinelli, Eliane Fátima Corti Basso, Intercom, 2015. Ler

Seleção de estudos que analisam modelos de negócios, fontes de receita e arranjos econômicos de empresas de jornalismo nascidas de iniciativas empreendedoras.

  • Sustentabilidade de arranjos jornalísticos empreendedores no Brasil: um estudo de sete nativos digitais. Stefanie Carlan da Silveira, Alessandra Natasha Costa Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina, 2022. Ler
  • Arranjos jornalísticos alternativos e independentes no Brasil: organização, sustentação e rotinas produtivas. Roseli Figaro, Claúdia Nonato (org.), ECA-USP, 2021. Ler
  • Modelos de negócios para o jornalismo online independente brasileiro. Alessandra Natasha Costa Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Ler
  • Mapeamento de modelos de negócios para startups de jornalismo em mídias digitais. Francisco Rolfsen Belda, Victor Pinheiro Pereira, Nathalia Rocha, Unesp/Bauru, 2018. Ler
  • Jornalismo, inovação e empreendedorismo: questões sobre modelos de negócio em contexto de crise. Maria Clara Aquino Bittencourt, Casper Líbero, 2018. Ler
  • Crowdfunding no jornalismo: a utilização das práticas de financiamento coletivo como indicadores das mudanças na atuação de jornalistas. Gabriel Galli Arévalo, PUC-RS, 2018. Ler
  • As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia. Roseli Figaro, ECA-USP, 2018. Ler
  • Novos negócios em Jornalismo: um cenário de possibilidades. Karine Moura Vieira, Ângela Ravazzolo, Unisinos, 2017. Ler
  • Novos negócios em jornalismo: propostas empreendedoras em sala de aula. Ângela Ravazzolo, Karine Moura Vieira, Ibercom, 2017. Ler
  • O financiamento das mídias alternativas em três períodos históricos brasileiros, Geilson dos Santos Silva, Encontro Nordeste de História da Mídia, 2016. Ler
  • Experiências de uma nova economia digital no jornalismo brasileiro: a estratégia de interação colaborativa no Crowdfunding da Agência Pública. Sérgio Luiz Gadini, Isadora Ortiz de Camargo, Techno Review, 2016. Ler
  • O desafio das STARTUPS: um estudo com empresas nascentes de jornalismo no Brasil. Wagner Benito Alves, Unesp, 2015. Ler

Seleção de pesquisas sobre jornalismo empreendedor em diferentes estados ou cidades do Brasil. Eventualmente, estes materiais também abordam questões relativas às demais sessões desta biblioteca, mas o foco está em realidades locais.

  • Da mídia tradicional para a mídia digital: a experiência de jornalistas empreendedoras do Rio Grande do Sul. Mariana Bergental Diel, Universidade Federal do Pampa, 2023. Ler
  • Jornalismo independente na Paraíba. Anderson Luan Santana Siqueira, Joana Belarmino de Sousa, Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, 2022. Ler
  • Inovação e sustentabilidade em novos arranjos econômicos jornalísticos de Santa Catarina. Stefanie Carlan da Silveira, Dairan Mathias Paul, Alessandra Natasha Costa Ramos, Revista Observatório, 2021. Ler
  • Empreendedorismo no jornalismo: a experiência de modelagem de um negócio local especializado. Luana Giazzon, Universidade Federal de Santa Maria, 2021. Ler
  • O caso da Jorgraf: cooperativismo como modelo de negócio em jornalismo. Zulmira Nóbrega, Irene Sá, Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021. Ler
  • Digital, independente e empreendedora: observação da revista Touch, de Cascavel/PR. Camilla Daros, Julliane Brita dos Santos, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, 2019. Ler
  • Novos Arranjos Econômicos de Comunicação na Região Norte: Um Olhar Sobre o Trabalho em Macapá. Beatriz Melo Castro, Paulo Vitor Giraldi Pires, Intercom, 2019. Ler
  • “Jornalismo de Quebrada” e precariedade: investigação sobre as condições de trabalho de coletivos de comunicação de Periferias de São Paulo. Mariana de Sousa Caires, Seminário FESPSP, 2019. Ler