Monetizar

Home / Monetizar

Recursos para gerar receita em negócios jornalísticos

Abaixo você encontra recursos para desenvolver e gerar receita com negócios de jornalismo. Os materiais estão divididos em cinco categorias: Desenvolvimento e Diversificação de Receitas, Receita de Leitores, Financiamentos e Subvenções, Publicidade e Serviços. Clique nos ícones para navegar pelas categorias. Os materiais incluem guias, cursos, templates, dentre outros formatos. Sempre que possível, foram selecionadas fontes em português e gratuitas.

Consulte também as páginas de recursos para desenvolver negócios e para engajar audiências.

Se você tem alguma sugestão de material, entre em contato.

Seleção de recursos com conceitos básicos sobre modelos de receita, precificação e geração de valor.

  • Determine seu modelo de receita (Google, Português e Inglês). Acesse aqui.
  • Base de dados de fontes de receita do jornalismo (Jeremy Caplan, Inglês). Acesse aqui.
  • Como definir preço de venda (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Precificação baseada em valor (Endeavor, Português). Acesse aqui.

Seleção de materiais e cursos sobre sistemas de membresia e programas de assinaturas.

  • The Membership Guide (The Membership Puzzle Project, Inglês). Acesse aqui.
  • Google Reader Revenue (Google, Português). Acesse aqui.
  • ABC do sistema de membros (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Como conseguir assinantes ou membros para o seu veículo digital. Acesse aqui.

Seleção de materiais sobre financiamento de negócios jornalísticos via subvenções e patrocínios.

  • Quando e como captar recursos para negócios criativos? (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Como gerar estratégias para obter um financiamento recorrente de subvenções (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • De uma ideia solta a um projeto atraente para financiadores (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Como obter subvenções para o seu projeto jornalístico (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.

Seleção de materiais sobre publicidade programática, publicidade direta, nativa e links de afiliados.

  • Como aumentar sua receita com produtos de anúncios do Google (Google, Português). Acesse aqui.
  • Mitos e realidades sobre a publicidade de um veículo digital (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Como monetizar um veículo digital com publicidade (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Como conseguir anunciantes para seu veículo digital (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Qual tipo de publicidade vender em um veículo digital (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Publicidade digital: crie seu mídia kit e feche vendas (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Crie uma estratégia de publicidade nativa digital (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Métricas para vender com publicidade (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Quanto cobrar pela publicidade digital (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Como funciona o marketing de afiliados (Sebrae, Português). Acesse aqui.
  • Guia definitivo de marketing de afiliados para editores (Impact, Inglês). Acesse aqui.

Seleção de materiais sobre desenvolvimento de serviços.

  • Aproveite o seu know how: ofereça aulas e oficinas como forma de financiamento (SembraMedia, Espanhol). Acesse aqui.
  • Como montar uma consultoria (Sebrae, Português). Acesse aqui.