Estudos sobre jornalismo empreendedor

Home / Estudos sobre jornalismo empreendedor

Biblioteca

A biblioteca do Negócio.Jor consiste em uma seleção de artigos acadêmicos e estudos sobre jornalismo empreendedor no mundo e no Brasil. Os estudos sobre jornalismo empreendedor no exterior, reunidos nesta página, estão divididos em quatro categorias: desenvolvimento de negócios e produtos jornalísticos, construção de audiência, geração de receita e estudos regionais.

Todos os textos foram disponibilizados online pelos autores ou organizações responsáveis pela publicação.

Clique nas abas para navegar entre as categorias. Visite também a página com estudos de jornalismo empreendedor no Brasil.

Se você tem alguma sugestão de material, entre em contato.

Seleção de estudos sobre empreendedorismo no jornalismo, concepção, inovação e gerenciamento de negócios e produtos jornalísticos digitais.

  • The Business Model Issue: Turning Point. Columbia Journalism Review, 2023. Ler
  • Breaking News: Mastering the art of disruptive innovation in journalism – Clayton M. Christensen. Nieman Reports, 2012. Ler
  • Media Innovation and Entrepreneurship – Michelle Ferrier & Elizabeth Mays (ed). Rebus Community, 2017. Ler
  • A la hora de crear um emprendimiento digital – Perla Toro. Consejo de Redaccion, 2018. Ler
  • Best practices for product management in news organizations – Jeff Sonderman. American Press Institute, 2016. Ler
  • Managing digital products in a newsroom context – Cindy Royal. International Symposium on Online Journalism, 2017. Ler
  • Cómo innovar en periodismo – José Alberto García-Avilés, Miguel Carvajal, María Comín (ed.). Universidad Miguel Hernández, 2016. Ler

Seleção de estudos que investigam o trabalho de construção, engajamento e análise de audiências e comunidades.

  • Trusting News: Helping journalists earn news consumers’ trust – Joy Mayer. Reynolds Journalism Institute, 2017. Ler
  • Editorial Analytics: How news media are developing and using audience data and metrics – Federica Cherubini, Rasmus Kleis Nielsen. Reuters Institute, 2016. Ler
  • Measuring the Online Impact of Your Information Project – Dana Chinn. Knight Foundation, 2010. Ler
  • Membership in News & Beyond: What Media Can Learn from Other Member-Driven Movements – Emily Goligoski & Matt Thompson. New York University/Knight Center, 2019. Ler

Seleção de estudos que abordam a geração de receita por startups de jornalismo de modo geral e também com foco em fluxos de renda específicos.

  • Seeking Sustainability: A nonprofit news roundtable – Christopher Sopher. Knight Foundation, 2010. Ler
  • Getting Local: How nonprofit news seek sustainability – Mayur Patel and Michele McLellan. Knight Foundation, 2011. Ler
  • Digital monetization for publishers: New ways to capture consumer revenue – Ryan Nakashima and Anne Cai. AP Insights, 2018. Ler
  • Guide to Audience Revenue and Engagement – Elizabeth Hansen and Emily Goligoski. Columbia Journalism Review, 2018. Ler
  • The 3 types of news subscribers: Why they pay and how to convert them –  Tran Ha. American Press Institute, 2017. Ler
  • Understanding the rise of sponsored content – Jeff Sonderman and Millie Tran. American Press Institute, 2013. Ler

Seleção de pesquisas e relatórios sobre negócios de jornalismo em países ou regiões. Eventualmente, estes materiais também abordam questões relativas às demais sessões desta biblioteca, mas o objeto principal de estudo são as startups de jornalismo em suas respectivas regiões.

  • Project Oasis: Independent Digital Native Media From More Than 40 European Countries. SembraMedia, 2023. Ler
  • Conhecer a audiência e criar produtos monetizáveis: o caso do El Pitazo (Venezuela). Velocidad, 2022. Ler
  • Sustentabilidade para contribuir com soluções: o caso do RED/ACCIÓN (Argentina). Velocidad, 2022. Ler
  • O El Surti no Paraguai: do Facebook para referência regional em jornalismo visual. Velocidad, 2021. Ler
  • Reformular o modelo de negócios graças à comunidade: o caso do CIPER (Chile). Velocidad, 2021. Ler
  • Organização das finanças como fator chave para o crescimento de uma empresa de mídia: o caso do Posta (Argentina). Velocidad, 2021. Ler
  • Ponto de Inflexão Internacional: Um estudo de impactos, inovações, ameaças e sustentabilidade de empreendedores de veículos digitais na América Latina, Sudeste Asiático e África. SembraMedia, 2021. Ler
  • Ponto de Inflexão – Impactos, Ameaças e Sustentabilidade: Um estudo de 100 empreendimentos digitais latino-americanos. SembraMedia, 2017. Ler
  • Geografia digital de emprendimientos en America Latina – Cristhian Barragán. Consejo de Redaccion, 2018. Ler
  • Jornalismo Inovador na América Latina. Knight Center, 2017. Ler
  • INN Index 2018: The State of nonprofit news. Institute for Nonprofit News, 2018. Ler
  • Survival is Success: Journalistic Online Startups in Western Europe – Rasmus Kleis Nielsen, Nicola Bruno. Reuters Institute, 2012. Ler
  • Chasing sustainability on the net: International research on 69 journalistic pure players and their business models – Esa Sirkkunen, Clare Cook (ed.). Tampere Research Centre for Journalism, Media and Communication, 2012. Ler