Um chamado para o jornalismo empreendedor

Home / Um chamado para o jornalismo empreendedor

 

 

 

 

Um chamado para o jornalismo empreendedor

Negócio de Jornalista é um projeto pioneiro no Brasil, criado em 2017, para suprir a lacuna de informações sistematizadas sobre empreendedorismo no jornalismo. O site compila e organiza dezenas de recursos práticos e teóricos sobre o tema, preferencialmente mas não limitados a fontes de acesso gratuito e em português.

Ele nasceu de uma carência identificada e vem sendo construído — assim mesmo, no gerúndio, pois ele está sempre em desenvolvimento — com o acúmulo de experiências e aprendizados que tiveram início antes mesmo daquele ano.

A carência foi a falta de formação em negócios e informação especializada sobre desenvolvimento de negócios de jornalismo com a qual eu, Priscila Brito, jornalista, empreendedora e mentora, me deparei quando me dei conta que para transformar uma ideia de um veículo jornalístico em negócio era preciso muito mais que o conhecimento da universidade e a experiência em redações que eu tinha até então. Isso foi em 2014, quando criei o Festivalando, plataforma pioneira no Brasil em conteúdo sobre festivais de música e referência no assunto.

O acúmulo de experiências e aprendizados vem ocorrendo paralelamente desde então, em decorrência não só do meu trabalho no desenvolvimento do Festivalando como também dos caminhos que trilhei a partir dele.

O principal marco foi ter sido selecionada, em 2017, para o programa Emerging Media Leaders (anteriormente chamado A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation in Latin America), financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, dentro do Professional Fellows Program, e executado pelo International Center For Journalists.

Empreendedorismo, imersão e mentoria

Negócio de Jornalista se concretizou como o produto final da minha participação neste programa que leva jornalistas latinos para os EUA, a fim de que desenvolvam competências jornalísticas e empreendedoras para o desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis por meio de uma imersão de dois meses em empresas de mídia dos EUA.

Minha experiência no programa se dividiu entre o trabalho ao lado da direção do Voice of San Diego, para aprender sobre modelos de negócios para o jornalismo nativo digital, e a SembraMedia, organização de apoio a jornalistas empreendedores da América Latina e uma grande referência para este projeto, à época com sede em Los Angeles, onde pude contribuir na reta final da pesquisa Inflection Point: Impact, threats, and sustainability: A study of 100 digital media entrepreneurs in Latin America.

Ainda nos Estados Unidos, participei de workshops ministrados por profissionais do Washington Post, ProPublica, Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism e outros veículos e organizações que estão se dedicando a encontrar soluções viáveis para o jornalismo na era digital.

Desde então, o Negócio de Jornalista traduz, na forma de um repositório de recursos, a combinação dos meus aprendizados em vários anos de vivência profissional que incluem o desenvolvimento do Festivalando, um negócio de mídia digital de nicho; a experiência no Emerging Media Leaders e colaborações posteriores com organizações envolvidas no programa; e mentorias para criadores de conteúdo e mulheres empreendedoras.

O que você vai encontrar no Negócio de Jornalista

O Negócio de Jornalista compila recursos e oferece serviços para jornalistas que querem empreender, principalmente aqueles que desejam criar micronegócios de mídia de nicho. Os recursos estão divididos em dois grandes blocos, Negócios e Biblioteca. Os serviços são de mentoria.

Negócios

Materiais, cursos e ferramentas organizados em três categorias e suas respectivas subcategorias:

  • Empreender: materiais sobre desenvolvimento de negócios e de produto, gestão e planejamento, e marketing e branding
  • Engajar: conjunto de fontes sobre desenvolvimento de audiências, tráfego e alcance, e comunidade e engajamento
  • Monetizar: materiais sobre desenvolvimento e diversificação de receitas, receitas de leitores, financiamentos e subvenções, publicidade e serviços

Biblioteca

Seleção de estudos sobre jornalismo empreendedor no Brasil e no mundo organizados em duas categorias e suas respectivas subcategorias:

Mentoria

Mentoria para jornalistas que querem desenvolver micronegócios de mídia de nicho, tenha você:

  • Uma ideia de negócio e precise de orientação para começar
  • Um projeto em curso e precise de orientação para avançar

Sobre mim

Priscila Brito

Publisher independente | Mentora

Sou cofundadora do Festivalando, plataforma de festivais de música pioneira no Brasil e referência no assunto desde 2014. Nele, desenvolvo produtos informativos baseados em insights e necessidades de quem ama festivais. Desde a sua criação, a marca fez projetos com Lollapalooza Brasil, MADA, Electric Daisy Carnival e Spotify. Também foi finalista do Prêmio Europa de Comunicação, palestrante na ABAV Expo e fonte na mídia e de trabalhos acadêmicos.

Criei o Negócio.Jor como resultado da minha participação no programa Emerging Media Leaders, realizado pelo International Center for Journalists e patrocinado pelo Departamento de Estado dos EUA. O programa prepara jornalistas empreendedores da América Latina e do Caribe para o desenvolvimento de negócios jornalísticos digitais por meio de uma imersão presencial de dois meses em empresas de mídia dos EUA.

Já colaborei em projetos da SembraMedia, organização que promove o desenvolvimento de veículos de mídia digital na América Latina.

Também fui mentora de criadores de conteúdo do YouPix Boost, programa de aceleramento de negócios digitais de conteúdo do YouPix, e mentora da Academy for Women Entrepreneurs, iniciativa do Departamento de Estado dos EUA que ajuda brasileiras a se tornarem empreendedoras de sucesso expandindo seus negócios.

Precisa de ajuda?