Consultoria, cursos, eventos e prestação de serviços são algumas das fontes de receita que estão ajudando a diversificar a renda obtida por empresas de jornalismo digital. Realizada pela empresa SembraMedia, a pesquisa Ponto de Inflexão, que analisa o mercado de startups de jornalismo na América Latina, dedica uma sessão às fontes de receita alternativas que...
Project Category: Monetizar
Fontes de receita de terceiros para o jornalismo digital
As fontes de receita de terceiros, consideradas como os aportes advindos de empresas (na forma de investimentos ou da tradicional publicidade), instituições sem fins lucrativos, dentre outras, têm um peso importante na receita total dos empreendimentos jornalísticos online. Subsídios O desafio de tornar o jornalismo digital um negócio sustentável estimulou a criação de fundos com...
Fontes de receita direta para o jornalismo digital
Esse é o tipo de receita que deriva diretamente da audiência atendida pelo empreendimento jornalístico. Podem ser doações espontâneas e/ou pagamentos recorrentes de valores variados, pré-determinados ou não. Do mesmo modo, os pagamentos e doações podem ser ou não uma pré-condição para acesso ao conteúdo. Algumas organizações jornalísticas foram capazes de assegurar uma base sólida...