Como é participar do fellowship do ICFJ nos Estados Unidos

fellowship do ICFJ nos Estados Unidos

O Negócio.Jor nasceu, em 2017, como produto da minha participação no programa A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation in Latin America, fellowship do International Center For Journalists (ICFJ), dentro do Professional Fellows Program, projeto financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Como eu mencionei isso por mais de uma vez por aqui, eventualmente potenciais candidatos entram em contato comigo para saber mais sobre como é participar deste fellowship do ICFJ nos EUA. Pois bem, este talvez seja um sinal de que é mais útil eu abrir a resposta pra todo mundo interessado nesta bolsa.

De maneira resumida, asseguro que foi a melhor experiência profissional como jornalista que tive até hoje, junto com todo o processo de criação do Festivalando, a virada na carreira que me levou até o fellowship do ICFJ. É um mergulho intenso no Estado da Arte das soluções para o jornalismo digital e empreendedor, oportunidade valiosa para qualquer colega de profissão que já entendeu que é preciso fazer diferente para seguir atuando na área e enfrentar esse mercado em turbulência e em reconstrução. Mas, como tudo na vida, ele não faz mágica sozinho e o seu grau de comprometimento ao longo das atividades vai pesar no saldo final da sua experiência.

De maneira detalhada, o que posso compartilhar a partir da minha experiência é o seguinte:

O formato

São seis semanas nos Estados Unidos. A primeira acontece em Washington, na sede do ICFJ, quando todos os fellows selecionados participam juntos de treinamentos em ferramentas digitais e visitas a diferentes empresas de mídia, desde veículos tradicionais a startups.

A principal lembrança que eu guardo dessa etapa é a disponibilidade de todos os profissionais que nos receberam em compartilhar tudo que eles sabem sempre que requisitados. Não é todo dia que você tem a oportunidade de sentar numa mesa com a editora digital do Washington Post ou ter uma aula com a diretora de desenvolvimento de negócios do ProPublica e perguntar o que você quiser.

Também nesta primeira semana temos a oportunidade de aprimorar o projeto pessoal que propomos no momento da inscrição. Parece pouco tempo uma semana, mas a agenda é intensa e faz parecer que você absorveu um mês de conhecimento em apenas cinco dias.

Em seguida, os selecionados passam quatro semanas como convidados em uma instituição de mídia escolhida e, na última semana, retornam para Washington para um congresso sobre liderança. Dou mais detalhes dessas etapas na sequência.

fellowship do ICFJ nos Estados Unidos
Com os meus amigos jornalistas e fellows do ICFJ do Brasil, Guatemala, Colômbia, Honduras e Nicarágua na sede do Washington Post. Foto: Rudy Girón

Ênfase nos seus interesses

As quatro semanas dedicadas a uma instituição de mídia podem ser as mais produtivas de todo o programa por uma razão: quem escolhe em qual empresa ficar é você. É a chance de aprender precisamente aquilo que é do seu interesse e da sua necessidade.

Logo após a seleção, você indica alguns lugares de seu interesse e a equipe do programa faz todo o trabalho para que você seja alocado no local sugerido. Nem sempre as instituições terão disponibilidade para te receber, mas senti que eles fazem o possível para te alocar onde você indicou ou, ao menos, em lugares onde você pode ter uma experiência semelhante.

Por exemplo, meu foco era aprender sobre desenvolvimento de modelos de negócios para o jornalismo. Indiquei duas empresas que eram do meu interesse. Uma delas pôde me receber, a SembraMedia, em Los Angeles. A outra não tinha disponibilidade, mas a equipe do programa me ofereceu uma alternativa alinhada com o que eu queria, a redação do Voice of San Diego.

Na redação do Voice of San Diego, trabalhei diretamente com a direção do jornal para aprender sobre modelos de negócios para o jornalismo nativo digital. Na SembraMedia, contribuí na reta final da pesquisa Inflection Point: Impact, threats, and sustainability: A study of 100 digital media entrepreneurs in Latin America. Após o fim do fellowship, fui editora em português do estudo.

Desenvolvimento de liderança

A última semana do programa, quando toda a turma selecionada volta para Washington, é dedicada ao Professional Fellows Congress, uma conferência sobre desenvolvimento de liderança realizada pelo American Council of Young Political Leaders.

A conferência é não só o encerramento do fellowship do ICFJ como também de todos os programas financiados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para profissionais de países em desenvolvimento que atual em diferentes áreas – educação, meio ambiente, políticas públicas, etc. É o chamado Professional Fellows Program, do qual também faz parte este programa para jornalistas latino-americanos do ICFJ.

São três dias de palestras ao lado de pessoas de mais de 60 países. É uma oportunidade única também, mas de outra ordem. Estamos sempre preocupados em aprender e desenvolver técnicas para fazer melhor as atribuições pertinentes à nossa profissão, mas nem sempre damos atenção ao nosso desenvolvimento como profissionais de modo amplo. O congresso me chamou atenção para este aspecto.

Networking

Fora o conhecimento e o desenvolvimento, uma experiência como essa também resulta em uma boa oportunidade de networking. Fora os laços criados com os colegas de turma, todos fazemos parte de uma rede de contatos com todos os jornalistas participantes de edições anteriores do fellowship do ICFJ.

A experiência com as empresas que te recebem também podem render frutos nesse sentido. Após o fellowship, tive a oportunidade de colaborar por mais de uma vez com a SembraMedia, empresa de Los Angeles que me recebeu.

Para participar

O programa A Digital Path to Entrepreneurship and Innovation in Latin America do ICFJ tem duas turmas anualmente, uma em abril e outra em outubro. As inscrições para cada turma são abertas cerca de seis meses antes. Detalhes na página do programa. Para a turma de abril de 2020, as inscrições podem ser feitas até 30 de novembro de 2019. Todos os custos com visto, passagem aérea, hospedagem, seguro e alimentação são cobertos.

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