O Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, cuja edição 2019 acontece nos dias 18, 19 e 20 de outubro na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, divulgou a programação completa e a abertura de inscrições.
O encontro deste ano inclui um dia inteiro dedicado a workshops (sexta) e dois dias com painéis (sábado e domingo). Os temas abordados incluem modelos de negócio, desinformação, relação com audiência e representatividade. Jornalistas de veículos nacionais, internacionais e pesquisadores compõem o grupo de convidados para debater os assuntos.
Os ingressos podem ser adquiridos aqui por R$ 270 (inteira, somente os dois dias de painéis) ou R$ 320 (inteira, incluindo o dia de workshops e os dois dias de painéis). Há meia-entrada para as duas modalidades de ingressos.
Confira abaixo a programação completa, com destaque para os workshops ou painéis que abordam temas predominantes aqui no Negócio.Jor. Mais informações no site do festival.
Festival 3i – Programação 2019
18 de outubro – sexta-feira (workshops)
Princípios do Fact-checking
Com Natália Leal, diretora de conteúdo da Agência Lupa.
Workshop voltado para conhecer as técnicas e ferramentas básicas do fact-checking.
Aprendendo a fazer pedidos pela Lei de Acesso à Informação
Com Marina Atoji, gerente-executiva da Associação Brasileira de de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Workshop voltado para introduzir os alunos aos conceitos e primeiros passos para obter informações de órgãos públicos via LAI.
Como cobrir protestos
Com Daniel Arroyo da Ponte Jornalismo.
Workshop voltado para a cobertura de protestos de rua, incluindo dicas de segurança e proteção.
Como escrever um projeto
Com Nina Weingrill da Énois.
Diretora da organização que tem mais de 10 anos vai explicar o passo-a-passo para um bom projeto jornalístico pontual conseguir financiamento.
Como fazer um Podcast de sucesso
Com José Orenstein, do Nexo.
O editor executivo do Nexo vai falar de um dos podcasts mais influentes atualmente, o Durma Com Essa e contar o que é necessário para fazer um podcast de sucesso.
Segurança Digital para jornalistas
Com Lucas Teixeira da Escola de Dados.
Como guardar e transportar conteúdos sensíveis e se comunicar com segurança para jornalistas que lidam com investigações.
Como fazer vídeos para online
Com Ana Aranha da Repórter Brasil.
Diretora do documentário Jaci, vencedor do prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo em 2016, vai explicar o que faz um bom vídeo online para viralizar nas redes.
Iniciação à reportagem investigativa
Com Elvira Lobato e Natalia Viana, da Agência Pública.
A premiada jornalista Elvira Lobato vai revisar algumas das suas reportagens mais relevantes mostrando como foi feito o passo a passo da investigação.
Leitura Crítica de Mídia e Conteúdos Online
Com Laércio Portela, editor da Marco Zero.
Numa época em que sobra desinformação, esse workshop vai ensinar os princípios para uma leitura inteligente e crítica da imprensa e de sites.
19 de outubro – sábado (painéis)
10h-11h30 – Quem está vencendo a desinformação
Apresentada por Agência Lupa e Nova Escola
Mediador – Gilberto Scofield, Agência Lupa
Tania Montalvo, Animal Político (Peru)
Adriana Barsotti, professora da pós e da graduação da ESPM-Rio com pós-doc em news literacy
“Hache” Ariel Merpet, Chequeado (Argentina)
13h-14h30 – A urgência da colaboração jornalística
Apresentada por #Colabora e Agência Pública
Mediador –Agostinho Vieira, Projeto #Colabora
Maria Teresa Ronderos, Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP)
Katia Brasil, Amazônia Real
José Roberto de Toledo, revista piauí, membro do ICIJ
15h-16h30: Quando o repórter vira alvo
Apresentada por O Eco e Congresso em Foco
Mediador – Samantha do Carmo, Congresso em Foco
Fabiano Maisonnave, Folha de S. Paulo
Nelly Luna Amancio, Ojo Público (Peru)
Chico Otávio, O Globo
17h-18h30: O trabalho do jornalista: vazamentos, prospecção de dados e tecnologia
Apresentada por Agência Pública e Repórter Brasil
Mediador – Natalia Viana, Agência Pública
André Campos, Repórter Brasil
Glenn Greenwald, The Intercept
Giannina Segnini, Columbia University Data Journalism/Investigative Journalism
20 de outubro – domingo (painéis)
10h-11h30: Chegando até a audiência
Apresentada por Nexo
Mediadora: Paula Miraglia, Nexo
Millie Tran, New York Time
Christiano Nygaard, Infoglobo, Valor Econômico e Editora Globo (a confirmar)
Jaqueline Amaral, Artplan (a confirmar)
13h-14h30: A receita dos novos modelos no jornalismo
Apresentada por Poder360
Mediador: Mateus Netzel, Poder360
Esther Alonso, El Diario.es (Espanha)
Tiago Barra, Cappra Institute for data Sciences
Rogério Galindo, Plural.jor
15h-16h30 – Quem tem voz nas redações?
Apresentada por Marco Zero Conteúdo e Ponte Jornalismo
Mediadora:Carolina Monteiro, Marco Zero Conteúdo
Coletivo La Garganta Poderosa (Argentina)
Andre Santana, Mídia Étnica, Portal Correio Nagô
Paula Cesarino Costa, editora de Diversidade da Folha de S.Paulo
17h-18h30 – Como cobrir a cidade fora das redações tradicionais
Apresentada por Ponte e Énois
Mediadora: Maria Teresa Cruz, da Ponte Jornalismo
Darryl Hollyday, City Bureau (Chicago)
Raull Santiago, Coletivo Papo Reto
Elvira Lobato, publicou reportagens sobre desertos de notícias dentro dos territórios de MG e Alagoas