Festival é o meu negócio, então não posso deixar de dar atenção aos eventos desta espécie, mesmo aqueles que não têm exatamente o perfil dos festivais que eu costumo cobrir. Um dos mais indispensáveis é o Festival Internacional de Jornalismo, que acontece anualmente na Itália e já foi assunto por aqui no blog do Negócio.Jor. A próxima edição já está batendo na porta e acontece entre os dias 3 e 7 de abril.
O melhor é que não é preciso viajar até a Europa para ter acesso à programação do festival. Todas as palestras, debates e oficinas do Festival Internacional de Jornalismo têm transmissão ao vivo. Em seguida, ficam disponíveis na plataforma de streaming do evento – ainda bem, porque a programação é intensa; é preciso tempo para dar conta de acompanhar tudo.
Festival Internacional de Jornalismo: modelos de negócios e startups de jornalismo
Abaixo, destaco a programação relacionada ao foco do Negócio.Jor, os negócios do jornalismo e startups de mídia. Mas recomendo verificar o calendário completo de eventos, pois a gama de temas abordados é abrangente: jornalismo de dados, storytelling, jornalismo investigativo, desinformações, redes sociais, dentre outros.
Clique na palestra de seu interesse para mais detalhes.
4 de abril, quinta
Como comandar uma redação independente: pontos-chave para fazê-la funcionar financeiramente
Novos modelos, novo jornalismo: a revolução dos financiamentos implica conteúdo diferente?
Financiamento público de mídia no século XXI
Startups de jornalismo: empreendedorismo reformulando o jornalismo
5 de abril, sexta
A filantropia é a resposta para salvar o jornalismo?
A ascensão dos modelos de membership
Lutando para sobreviver: startups de mídia no sul global
O jornalismo estava preso numa bolha de cliques que está finalmente estourando
O que há pela frente para o negócio de notícias?
Mudando as regras do jogo: uma nova geração de empresas de mídia
6 de abril, sábado
Um outro modelo de negócios é possível
Organizações de notícia que estão fazendo de um jeito diferente
O negócio da notícia: o que todo jornalista deveria saber
Investimento em startups de mídia
7 de abril, domingo
Crowdfunding em tempos de crise: reinventando o jornalismo de guerra
Receba mensalmente insights de jornalismo empreendedor: assine a newsletter do Negócio.Jor