Há um conjunto de megatendências em curso, decorrentes de mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, que podem servir como ponto de partida para elaborar ideias de negócios de jornalismo. Estas possibilidades foram apontadas no estudo “La Babel Digital: Pistas para un periodismo emprendedor” (A Babel Digital: Pistas para um jornalismo empreendedor), sobre o jornalismo empreendedor na América Latina, lançado em novembro por jornalistas e pesquisadores colombianos.
As tendências foram apontadas pela jornalista e professora Perla Toro no capítulo de sua autoria dentro do estudo, “A La Hora de Crear um Emprendimiento Digital” (Na hora de criar um empreendimento digital, em tradução livre), e que já foi assunto aqui no blog, mais precisamente em um reflexão sobre o perfil do jornalista empreendedor.
Por si só, as tendências não constituem ideias nem negócios em si. O que está em questão aqui, conforme explica Perla Toro, é conhecer e acima de tudo entender as demandas sociais e os impactos que giram em torno destas tendências. A partir dessa compreensão, torna-se possível identificar oportunidades de negócios que estejam alinhadas com produtos e serviços informativos e, então, construir empreendimentos.
As 8 megatendências que podem se converter em ideias de negócios de jornalismo
Confira a seguir as tendências e fenômenos sociais que, conforme o estudo colombiano, podem trazer consigo oportunidades de negócios, inclusive os informativos.
1. Consumidor ecológico
Tendência que exprime a orientação de consumo consciente, aquele que preocupa-se com os impactos gerados pelas escolhas de consumo.
2. Educação personalizada, vitalícia e universal
Tendência traduzida pela necessidade de aquisição de conhecimento permanente de modo flexível, customizável e sem limitações de tempo ou espaço.
3. O mundo como um grande centro comercial
Define-se pela facilidade de comprar e vender produtos e serviços numa escala mundial de forma rápida e segura graças aos avanços tecnológicos.
4. Gestão de bens e governança global
Manifesta-se através de novos valores que organizam a sociedade e de novas estruturas econômicas.
5. Marketing personalizado
A filosofia por trás do marketing personalizado é guiar-se pelas necessidades individuais de clientes para, desse modo, personalizar suas demandas e serviços ou produtos que eventualmente venham a comprar.
6. Nova estrutura demográfica e familiar
Tendência decorrente das mudanças na estrutura demográfica dos países de modo geral, seja nas características populacionais, seja no comportamento nos papéis e estruturas familiares.
7. Saúde tecnológica
Consiste nos desenvolvimentos de novas tecnologias que impactam a qualidade de vida das pessoas e o modo como são realizados tratamentos de saúde.
8. Virtualidade cotidiana
Tendência realizada ao uso de tecnologias de informação e de comunicação para realizar atividades cotidianas.
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