Ideias de negócios de jornalismo: atenção às megatendências

ideias de negócios de jornalismo

Há um conjunto de megatendências em curso, decorrentes de mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas, que podem servir como ponto de partida para elaborar ideias de negócios de jornalismo. Estas possibilidades foram apontadas no estudo “La Babel Digital: Pistas para un periodismo emprendedor” (A Babel Digital: Pistas para um jornalismo empreendedor), sobre o jornalismo empreendedor na América Latina, lançado em novembro por jornalistas e pesquisadores colombianos.

As tendências foram apontadas pela jornalista e professora Perla Toro no capítulo de sua autoria dentro do estudo, “A La Hora de Crear um Emprendimiento Digital” (Na hora de criar um empreendimento digital, em tradução livre), e que já foi assunto aqui no blog, mais precisamente em um reflexão sobre o perfil do jornalista empreendedor.

Por si só, as tendências não constituem ideias nem negócios em si. O que está em questão aqui, conforme explica Perla Toro, é conhecer e acima de tudo entender as demandas sociais e os impactos que giram em torno destas tendências. A partir dessa compreensão, torna-se possível identificar oportunidades de negócios que estejam alinhadas com produtos e serviços informativos e, então, construir empreendimentos.

As 8 megatendências que podem se converter em ideias de negócios de jornalismo

Confira a seguir as tendências e fenômenos sociais que, conforme o estudo colombiano, podem trazer consigo oportunidades de negócios, inclusive os informativos. 

1. Consumidor ecológico

Tendência que exprime a orientação de consumo consciente, aquele que preocupa-se com os impactos gerados pelas escolhas de consumo.

2. Educação personalizada, vitalícia e universal

Tendência traduzida pela necessidade de aquisição de conhecimento permanente de modo flexível, customizável e sem limitações de tempo ou espaço.

3. O mundo como um grande centro comercial

Define-se pela facilidade de comprar e vender produtos e serviços numa escala mundial de forma rápida e segura graças aos avanços tecnológicos.

4. Gestão de bens e governança global

Manifesta-se através de novos valores que organizam a sociedade e de novas estruturas econômicas.

5. Marketing personalizado

A filosofia por trás do marketing personalizado é guiar-se pelas necessidades individuais de clientes para, desse modo, personalizar suas demandas e serviços ou produtos que eventualmente venham a comprar.

6. Nova estrutura demográfica e familiar

Tendência decorrente das mudanças na estrutura demográfica dos países de modo geral, seja nas características populacionais, seja no comportamento nos papéis e estruturas familiares.

7. Saúde tecnológica

Consiste nos desenvolvimentos de novas tecnologias que impactam a qualidade de vida das pessoas e o modo como são realizados tratamentos de saúde.

8. Virtualidade cotidiana

Tendência realizada ao uso de tecnologias de informação e de comunicação para realizar atividades cotidianas.

Continue lendo mais insights de jornalismo empreendedor no blog do Negócio.Jor