Um lugar para pensar o jornalismo empreendedor na América Latina

jornalismo empreendedor na américa latina

É com grande satisfação que eu vejo prosperar e chegar à terceira edição o Punto de Encuentro (anteriormente El Otro), conferência internacional que debate e apresenta caminhos para o jornalismo empreendedor na América Latina. Neste ano, ela acontece nos dias 25 e 26 de junho em Cancún, no México.

Através do blog do Negócio.Jor e também da newsletter, fica claro que eu sou uma grande fã das conferências internacionais de jornalismo e vira e mexe elas viram pauta por aqui – a ONA (da Online News Association, nos Estados Unidos) e o International Journalism Festival (na Itália), por exemplo. Não poderia ser diferente, pois o empreendedorismo no jornalismo é hoje tópico incontornável para encontros que se propõem a refletir sobre os rumos da profissão.

Mas o Punto de Encuentro tem um gosto especial. Uma das razões é a sua dedicação integral ao debate do jornalismo empreendedor. Os demais se debruçam também sobre outros tópicos relevantes para o campo no momento atual. Acima de tudo, porém, sua importância é o recorte regional.

A perspectiva própria do jornalismo empreendedor na América Latina

É inestimável o quanto o conhecimento que vem desses encontros norte-americanos e europeus fornecem insights, quando não soluções, para os desafios de quem vive fazendo noticia. Mas há um limite para absorvê-los e aplicá-los pelo fato óbvio deles serem construídos a partir do ponto de vista de europeus e norte-americanos – por mais que haja um ou outro painel ou convidado latino-americano.

Por mais difícil que seja a realidade do jornalismo hoje em qualquer lugar do mundo, ela é atenuada no lado de cima do Equador por cenários sociais, econômicos e políticos mais favoráveis.

Já do lado aqui de baixo, não preciso entrar muito em detalhes, certo? A realidade sempre conturbada dos países latino-americanos – com graus variáveis de um lugar pra outro – interfere no exercício do jornalismo e em sua sobrevivência e desse ponto de vista podemos pensar em soluções que se ajustem mais naturalmente ao nosso contexto.

A programação do Punto de Encuentro, que busca as interseções entre jornalismo, inovação e empreendedorismo, se presta a esse papel, com debates exclusivos sobre jornalismo empreendedor em países em crise ou em contextos hostis. E também, claro, com uma maioria esmagadora de vozes regionais compartilhando suas experiências, desafios e sucessos.

Viajar para a conferência não é a opção mais viável a essa altura, mas sugiro acompanhar a SembraMedia, realizadora do evento, para seguir a cobertura que será feita sobre o encontro.

Acompanhe o blog do Negócio.Jor para mais insights de jornalismo empreendedor