Quanto fatura uma startup de jornalismo? Não há resposta exata para a questão, afinal empresas têm faturamento diverso conforme uma série de variáveis. E talvez porque não haja uma só resposta, faça mais sentido reformular a questão: é possível fazer jornalismo de qualidade sustentável financeiramente?
Pesquisador e professor de jornalismo da Universidade de Navarra, na Espanha, James Breiner realizou uma pesquisa em torno desta pergunta. Ele estudou 20 organizações de jornalismo de 16 países, divididos em grupos conforme a região (América Latina, Europa Ocidental e Central, Leste Europeu), com os Estados Unidos à parte.
Ele chegou, sim, ao faturamento de cada startup de jornalismo estudada. Mais precisamente, a geração de receita anual no grupo analisado varia de US$ 400 mil a US$ 28 milhões. Única organização de jornalismo do Brasil presente na lista, o JOTA apresenta faturamento de US$ 2 milhões.
Porém, mais importante que os números finais é observar o que está por trás deles. Na pesquisa, Brainer apresenta também o modelo de negócio de cada startup, as fontes de receita (sempre diversificadas) e a participação de cada uma delas no faturamento de cada empresa. Inclui ainda o tamanho da organização, tempo de fundação, alcance, impacto e quantidade de membros da audiência engajados em algum nível (assinantes, doadores, etc).
Quanto fatura uma startup de jornalismo?
A tabela a seguir, produzida pelo professor, inclui muitos dos dados citados acima, inclusive o faturamento de cada empresa, mas há ainda mais informações detalhadas no conteúdo da pesquisa. O estudo completo pode ser lido aqui.
Acesse outros estudos sobre jornalismo empreendedor na biblioteca do Negócio.Jor