Finalmente, neste mês, comecei o ano colocando em prática uma ideia para o Negócio.Jor que eu alimentava fazia um tempo: juntei em um só lugar estudos sobre negócios de jornalismo nativos digitais. Uma espécie de biblioteca para jornalistas empreendedores.
Alguns são textosque me deram muita luz quando, no meio do caminho de construção do Festivalando, me dei conta da minha total ignorância sobre negócios e sobre o mar revolto no qual havia me lançado e, então, saí nadando desesperada em busca de informação e conhecimento que me salvasse. Outros foram aparecendo ao longo do processo; outros ainda são bem recentes, já nascidos fruto das pesquisas que faço para manter o Negócio.Jor.
O que tem na prateleira da nossa biblioteca para jornalistas empreendedores
No total, são 21 textos que dividi em quatro categorias. As três primeiras conversam com os três pilares que tenho usado para o Negócio.Jor – empreender, engajar e monetizar. Sendo assim, são categorias que abrigam, respectivamente, textos sobre desenvolvimento de negócios jornalísticos, construção de audiências e geração de receita.
A quarta categoria traz estudos de caso regionais sobre startups de jornalismo. Eventualmente, elementos das outras três categorias têm grande relevância nesses estudos de caso, mas o objeto principal de estudo são as startups de jornalismo em suas respectivas regiões.
Os textos estão majoritariamente em inglês, pois vem principalmente dos Estados Unidos a maior fatia da produção sobre o tema hoje, mas consegui incluir algumas produções em espanhol e também em português – inclusive o estudo da SembraMedia sobre startups latino-americanas, do qual eu fui a editora em português.
Se você tiver algum texto para sugerir, basta entrar em contato. A biblioteca você acessa aqui.